Matrix – RPG freeform

Eu sempre quis jogar e narrar no universo de Matrix, mas não conseguia encontrar um sistema que conseguisse capturar toda a liberdade presente na história. Até que eu decidi que a narrativa seria mais importante e, uma vez que os personagens podem fazer praticamente qualquer coisa e não possuem muitas diferenças entre si, atributos, perícias e outros valores não fariam sentido nenhum. Então eu cheguei ao seguinte sistema freeform:

Matrix RPG

Role 1d6 sempre que lutar contra a Matrix:

1: você é subjugado pela Matrix (você falha e fica à mercê da Matrix; pode até morrer).

2-5: você não é subjugado pela Matrix (você falha, mas não fica à mercê da Matrix; suficiente contra funções normais como policiais, mas não contra agentes).

6: você subjuga a Matrix (tem sucesso; suficiente contra funções extraordinárias da Matrix, como agentes; não é suficiente contra uma função bizarra como Smith rebelado).

Se for o Escolhido:

1: você não é subjugado pela Matrix (você falha, mas não fica à mercê da Matrix; suficiente contra funções normais como policiais, mas não contra agentes).

2-5: você subjuga a Matrix (tem sucesso; suficiente contra funções extraordinárias da Matrix, como agentes; não é suficiente contra uma função bizarra como Smith rebelado).

6: você rompe a Matrix e a realidade (tem sucesso extraordinário; pode fazer o que quiser).

O comportamento que se quer incentivar é a cinematografia em ações, descrições e falas. Sempre que o jogador fizer algo muito interessante ou dramático, dê um dado extra, que pode servir para re-rolar uma falha (começa com 10 dados extras).

 

Eu consegui jogar uma vez usando essas regras, e com a preparação de uma história interessante, consegui chegar a um ótimo resultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s