RPGenesis 2014 – Semana do Editor – Risus

Está terminando a Semana do Editor do RPGenesis 2014. Eu fiz minha contribuição e hoje trago a vocês minha versão de Risus: The Anything RPG.

Risus é meu sistema favorito, mas ele tem os seus problemas. O principal deles é a mecânica básica de pilhas de dados, que não funciona muito bem – quem está familiarizado com o sistema já ouviu falar sobre a grande diferença entre os valores dos clichés. Minha versão deste sistema parte da resolução deste problema principal e acaba tentando resolver também outros probleminhas.

Em Meu Risus, o valor do Conceito – que é como eu chamo o cliché – determina um par de dados rolados nos testes. Um Conceito de valor 1, por exemplo, equivale a 2d4; um Conceito de valor 2, a 1d4+1d6; e assim em diante. Desta forma, a diferença entre os valores não é tão grande e, ao mesmo tempo, o valor do Conceito apenas já determina que dados devem ser rolados (eu não queria fazer um sistema em que, por exemplo, o valor do Conceito determinasse um bônus a ser somado a um dado).

Também saíram do sistema as dificuldades fixas. Toda rolagem é um teste resistido entre dois ou mais Conceitos, e vence quem obtiver o maior resultado. Isso torna o trabalho do narrador mais interessante, a meu ver, uma vez que ele construirá o cenário e seus desafios usando conceitos como Montanha Escarpada (4), Rio Caudaloso (3), etc.

A mecânica de evolução também mudou, e agora sempre que o personagem falha em uma rolagem de evolução, ele recebe pontos que a tornam cada vez mais fácil. Assim, em algum momento o valor do Conceito acabará aumentando, a evolução não mais dependendo apenas da sorte nos dados.

A maioria das outras mecânicas não muda muito. Meu Risus ainda traz como opções para personagens equivalentes aos Hook, TaleLucky Shots, Questing Dice, Sidekicks and Shieldmates e Double-Pump Clichés. E eu até mesmo desenhei meus próprios Little Cartoon Bastards!

Para baixar Meu Risus, basta clicar aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s