#RPGaDay 1: O primeiro RPG que eu joguei

Já faz um tempo que não posto aqui no blog, então resolvi aproveitar a iniciativa #RPGaDay (via Pontos de Experiência) e postar, todos os dias desse mês de agosto, minhas experiências mais marcantes no RPG. Assim também aproveito para tornar o blog mais pessoal, como eu já planejava.

#RPGaDay 1: O primeiro RPG que eu joguei

A primeira vez que eu joguei RPG foi… uma péssima experiência! Minha primeira vez de verdade veio somente um bom tempo depois, no primeiro jogo que eu mestrei (tema de amanhã!), mas acho que relembrar esse jogo ruim servirá para me lembrar do que não fazer.

Eu tinha uns 15 anos, e um grupo que jogava na minha escola me convidou para uma sessão one-shot numa tarde. O sistema era GURPS… Ou pelo menos foi isso que o mestre me disse, porque ele me fez na hora uma “ficha” numa folha de papel com os campos atributos, perícias e peculiaridades e me disse algo do tipo “atributo é se você é tipo forte ou inteligente, perícias são coisas que você sabe fazer e peculiaridades são traços característicos… distribua 100 pontos.” Me senti totalmente perdido e nem preenchi a ficha.

O cenário seria de fantasia medieval. Descrevi meu personagem brevemente antes de começarmos –  um jovem órfão que passava os dias treinando artes marciais em sua casa isolada. Na história, um foguete caía do céu e com ele, um astronauta chegava a este mundo fantástico. Não me lembro muito mais da narrativa, mas me lembro bem que não saber nada sobre o sistema não foi um problema assim tão grande – afinal, não fiz uma única rolagem a sessão toda. Me lembro também que diversas vezes durante o jogo minhas ideias e interpretações foram mal compreendidas pelo mestre e tratadas como erros de um iniciante.

Isso fez com que eu passasse um tempo sem querer saber de RPG… até que eu comprei meus primeiros livros (tema de depois de amanhã).

Deixe um comentário

