O Sistema de Abismos & Aberrações

Não abandonamos Abismos & Aberrações! Conforme havíamos dito, A&A possui um sistema simples, que tenta capturar a essência de D&D, reduzindo ao máximo valores e rolagens. Já havíamos falado sobre a ideia do jogo e sobre os atributos aqui, e agora é hora de ver um pouco do sistema básico do jogo.

Rolagens

Os jogadores precisarão realizar rolagens sempre que seus personagens tentarem realizar uma ação difícil e/ou arriscada, dentre as quais se destacam a exploração dos Abismos e a caça às Aberrações, e sempre que seus personagens estiverem em risco, principalmente de morte e insanidade.

O jogador deve rolar um dado de vinte faces e comparar o resultado à chance de sucesso determinada por seu nível e pelo valor do atributo relevante. Caso o resultado do dado seja menor ou igual à chance de sucesso, o personagem é bem sucedido. Caso o resultado do dado seja maior que a chance de sucesso, o personagem falha.

À chance de sucesso podem ser somados ou subtraídos modificadores de duas naturezas: aqueles que dizem respeito à Aberração que o personagem mais odeia ou mais teme e aqueles que dizem respeito ao poder da Aberração caçada ou do Abismo explorado.

O jogador recebe um bônus de +1 ou uma penalidade de –1 nas rolagens de quaisquer atributos com o fim de caçar a Aberração que ele mais odeia ou a que ele mais teme (inclusive seus Cultistas) ou de explorar os Abismos em que ela vive (inclusive onde vivem seus Cultistas), incluindo resistir à morte ou à insanidade causadas por ela.

O jogador recebe um bônus ou penalidade em uma rolagem determinado ou pela localidade em que ele se encontra, quando se trata de uma ação de exploração (ação de exploração é toda aquela que não é uma ação de caça), ou determinado pela chance de sucesso do seu oponente, Aberração ou Cultista, em resistir à sua ação de caça (ação de caça é toda aquela que se opõe a uma Aberração ou Cultista). O modificador imposto pela localidade ou pelo oponente vai de +4 (modificador dado por uma chance de sucesso 6) a –4 (modificador dado por uma chance de sucesso 14).

Localidade Modificador em Rolagem de Exploração
Num local seguro na cidade natal +4
Na cidade natal ou num local seguro +3
Próximo à cidade natal ou numa outra cidade +2
Próximo a uma cidade humana +1
Distante de uma cidade humana e de um Abismo 0
Próximo a um Abismo ou numa área profana –1
No nível mais superficial de um Abismo –2
No nível intermediário de um Abismo –3
No nível mais profundo de um Abismo –4

Exemplo 1: um personagem de nível 1 cujo valor do atributo Ataque com Armas Corpo a Corpo é 4 e, portanto, cuja chance de sucesso numa ação de Ataque com Armas Corpo a Corpo é 9, tenta atingir um jovem Dragão, Aberração que ele mais odeia, com uma lança. O Dragão tentará se esquivar do ataque do personagem, e sua chance de sucesso de Reflexos é 10 (pois seu nível é 1 e o valor de seu atributo Reflexos é 5). Somado o bônus pela Aberração que ele odeia, a chance de sucesso do personagem passa para 10. Uma vez que a chance de sucesso 10 do Dragão não dá nenhum bônus ou penalidade, 10 é a chance que o personagem tem, em um dado de vinte faces, de atingir o Dragão. Com um resultado 1 a 10 no dado, ele é bem sucedido; com um resultado 11 a 20, ele falha.

Exemplo 2: um personagem de nível 1 cujo valor do atributo Equilíbrio é 3 e, portanto, cuja chance de sucesso numa ação de Equilíbrio é 8, tenta caminhar numa corda estendida sobre um rio. Ele se encontra próximo a um Abismo, localização que lhe dá uma penalidade de –1 em sua chance de sucesso de exploração, reduzindo-a para 7. Com um resultado 1 a 7 no dado, ele é bem-sucedido; com um resultado 8 a 20, ele falha.

Note que a chance, por exemplo, de um personagem atingir uma Aberração com um ataque e a chance da mesma Aberração se esquivar do ataque desferido pelo mesmo personagem são inversamente proporcionais. Assim, tanto o jogador que controla o personagem quanto o Mestre (que controla a Aberração) podem realizar a rolagem. As regras assumem que os jogadores farão todas as rolagens que envolvam seus personagens, rolando tanto quando tentam atacar quanto quando tentam se esquivar, por exemplo, mas nada impede que o Mestre role quando uma Aberração tentar atacar e, portanto, ninguém role quando tentar se esquivar.

Note também que quando as chances de sucesso do personagem e da Aberração são iguais, a chance modificada de ambos será sempre 10, ou seja, 50% de chance de sucesso para cada lado.

No próximo post, um pouco sobre o cenário de A&A!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s