Um brilho na escuridão – exemplo de jogo

Este é um exemplo de jogo de Um brilho na escuridão, para que o funcionamento da regras e da narrativa do jogo fiquem mais claros.

Neste exemplo são quatro os jogadores. Chamaremos-os A, B, C e D. Lembrando que os naipes são Foices (Paus), Garras (Espadas), Tochas (Copas) e Olhos (Ouros).

Primeira Rodada

A embaralha as cartas e distribui três para cada jogador. Com o restante das cartas, faz o monte de saque, que fica no meio da mesa. Como foi ele quem distribuiu as cartas, na primeira rodada ele será o primeiro a jogar. Digamos que, à sua esquerda, esta B, e depois C e D.

A mão de A é: Ás de Tochas, 4 de Garras e Rei de Foices. A baixa seu Rei de Foices. Ele representará o caçador mais experiente da aldeia.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e Louco (Coringa). B baixa o Louco.

A mão de C é: 10 de Olhos, 10 de Foices e Dama de Foices. C baixa o 10 de Foices.

A mão de D é: 3 de Tochas, 5 de Tochas e Valete de Olhos. D baixa o 5 de Tochas.

A carta mais alta da mesa é o Louco. B decide que ele agirá como se fosse do naipe de Garras, e matará o 5 de Tochas. B narra que, numa noite sem lua, um camponês louco ataca e mata a pauladas um jovem camponês. O 5 de Tochas vai para o descarte, e o Louco continua na mesa.

A segunda carta mais alta agora na mesa é o Rei de Foices. A decide por unir-se ao 10 de Foices. A narra que, ao saber sobre o assassinato, o caçador decide reunir os camponeses mais fortes para procurar pelo culpado. A agora possui um conjunto formado pelo Rei de Foices e pelo 10 de Foices, de valor total 23. Ele coloca o jogo à sua frente.

Para completar suas mãos com três cartas, A, B, C e D sacam uma carta cada um. Termina a primeira rodada.

Segunda Rodada

Agora a ordem de jogo é B, C, D e A.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e 7 de Tochas. B não baixa nenhuma carta, pois já tem o Louco na mesa.

A mão de C é: 10 de Olhos, Dama de Foices e 3 de Olhos. C baixa um conjunto formado pelo 10 e pelo 3 de Olhos , de valor total 13.

A mão de D é: 3 de Tochas, 9 de Olhos e Valete de Olhos. D baixa um conjunto formado pelo Valete e pelo 9 de Olhos, de valor total 20, que representará um grupo de monstros bons liderado por um monstro jovem e corajoso.

A mão de A é: Ás de Tochas, 6 de Garras e 4 de Garras. Ele também possui o conjunto (Rei de Foices + 10 de Foices = 23). A não baixa nenhuma carta, decidindo usar o conjunto na mesa.

A carta mais alta na mesa é o conjunto (Rei de Foices + 10 de Foices = 23). O Louco, nesse caso, pertence ao naipe de Garras, e uma vez que o conjunto de A inclui um Rei, ele pode matar o Louco. A narra que o caçador e os camponeses encontraram o Louco sujo de sangue, escondido num canto escuro, e que eles o declararam o culpado do assassinato, e o enforcaram. O conjunto fica na mesa.

A segunda carta mais alta ainda na mesa é o conjunto (Valete de Olhos + 9 de Olhos = 20). D decide unir-se ao conjunto (10 + 3 de Olhos = 13). Porém, como um conjunto só pode ter 3 cartas, o 3 de Olhos é descartado, e o novo conjunto passa a ter um valor total 30. D narra que alguns monstros se encontraram e decidiram se unir, temendo que os eventos na aldeia pudessem afetá-los. Ele coloca o jogo à sua frente.

Para completar suas mãos com três cartas, C saca duas cartas e D saca duas cartas. Termina a segunda rodada.

Terceira Rodada

Agora a ordem de jogo é CDA e B.

A mão de C é: Dama de Foices, 9 de Foices e Ás de Garras. C baixa o 9 de Foices.

A mão de D é: 3 de Tochas, 8 de Tochas e 7 de Olhos. Ele também possui o conjunto (Valete de Olhos + 9 de Olhos + 10 de Olhos = 30). D não baixa nenhuma carta, decidindo usar o conjunto na mesa.

A mão de A é: Ás de Tochas, 6 de Garras e 4 de Garras. A não baixa nenhuma carta, pois já tem o conjunto na mesa, de valor 23.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e 7 de Tochas. B baixa o 7 de Garras.

A carta mais alta é o conjunto de Olhos de valor 30. D decide que os monstros vão expulsar o conjunto de Foices, uma vez que no seu conjunto há um Valete de Olhos e este pode expulsar Foices. D narra que os Monstros se compadecem do Louco e tiram seu corpo da forca e, quando avistados pelos camponeses os monstros, em maior número, puderam escapar com o corpo sem problemas. A narra, em resposta, que os camponeses agora suspeitam que o Louco era um aliado dos monstros. O conjunto de Olhos fica na mesa, enquanto que o conjunto de Foices volta para a frente do jogador A.

A segunda carta mais alta da mesa é o 9 de Foices, e C decide por expulsar o 7 de Garras. C narra que, em outro ponto da aldeia, um grupo de camponeses se encontra com um monstro e consegue expulsá-lo antes que ele atacasse alguém. B narra em resposta que o Monstro voltará mais tarde para atacar de novo. O 9 de Foices fica na mesa, e o 7 de Garras volta para a mão de B.

Quarta Rodada

Agora a ordem de jogo é DA, B e C.

A mão de D é: 3 de Tochas, 8 de Tochas e 7 de Olhos. D não baixa nenhuma carta, pois já tem o conjunto na mesa, de valor 30.

A mão de A é: Ás de Tochas, 6 de Garras e 4 de Garras. Ele também possui o conjunto (Rei de Foices + 10 de Foices = 23), mas não pode baixá-lo agora. A baixa um conjunto formado pelo 6 e pelo 4 de Garras, de valor total 1o.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e 7 de Tochas. B baixa o 7 de Tochas.

A mão de C é: Dama de Foices, Ás de Garras e 4 de Tochas. C não baixa nenhuma carta, pois já tem o 9 de Foices na mesa.

A carta mais alta é o conjunto de Olhos de valor 30. D decide expulsar o 7 de Tochas. D narra que os monstros são surpreendidos por jovens camponeses que brincavam na floresta, e que os jovens fogem assustados. B narra, em resposta, que os jovens contam para os demais camponeses onde estão os monstros que devem ser os aliados do Louco. O conjunto de Olhos fica na mesa, enquanto que o o 7 de Tochas volta para a mão do jogador B.

A segunda carta mais alta da mesa é o conjunto (6 de Garras + 4 de Garras = 10). A decide que vai expulsar o 9 de Foices. A narra que um monstro cruel persegue um camponês, sem sucesso. C narra, em resposta, que o camponês foge assustado e procura a ajuda do caçador. O conjunto de valor 10 fica na mesa, e o 9 de Foices é descartado, pois não pode voltar para a mão de C, uma vez que ele já tem 3 cartas.

A saca duas cartas.

Quinta Rodada

Agora a ordem de jogo é novamente A, B, CD.

A mão de A é: Ás de Tochas, 5 de Garras e 8 de Garras. A não baixa nenhuma carta, pois já tem um conjunto na mesa, de valor 10.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e 7 de Tochas. B baixa o 7 de Garras.

A mão de C é: Dama de Foices, Ás de Garras e 4 de Tochas. C baixa a Dama de Foices. Ela representará a mulher do caçador.

A mão de D é: 3 de Tochas, 8 de Tochas e 7 de Olhos. D não baixa nenhuma carta, pois já tem um conjunto na mesa, de valor 30.

A carta mais alta é o conjunto de Olhos de valor 30. D decide unir-se ao conjunto (6 de Garras + 4 de Garras = 10). D narra que os monstros encontram aquele monstro cruel que rondava a aldeia, e o matam. Uma vez que o conjunto já tem 3 cartas, o 6 de Garras e o 4 de Garras são descartados. O conjunto de valor 30 continua na mesa.

A segunda carta mais alta da mesa é a Dama de Foices. C decide que irá expulsar o 7 de Garras. C narra que a mulher do caçador teve a casa invadida por um monstro, mas esta consegue usar o arco do marido e acertar a besta, que foge, ferida. Em resposta, B narra que o monstro procurará aliados para voltar e matar a mulher. A Dama de Foices fica na mesa, e o 7 de Garras volta para a mão de B.

C saca uma carta.

Sexta Rodada

Agora a ordem de jogo é BCD e A.

A mão de B é: 4 de Olhos, 7 de Garras e 7 de Tochas. B baixa o 4 de Olhos.

A mão de C é: Ás de Garras, 4 de Tochas e Ás de Foices. C não baixa nenhuma carta, pois já tem a Dama de Foices na mesa.

A mão de D é: 3 de Tochas, 8 de Tochas e 7 de Olhos. D não baixa nenhuma carta, pois já tem um conjunto na mesa, de valor 30.

A mão de A é: Ás de Tochas, 5 de Garras e 8 de Garras. Ele também possui o conjunto (Rei de Foices + 10 de Foices = 23). A não baixa nenhuma carta, decidindo usar o conjunto na mesa.

A carta mais alta é o conjunto de Olhos de valor 30. D decide expulsar a Dama de Foices. D narra que a mulher do caçador pega seu arco escondida e vai atrás dos monstros dos quais falaram os jovens. Eles percebem quando ela entra em seu território, e sem entender o porque de ela estar ali, a expulsam de volta para a aldeia. C narra em resposta que a mulher do caçador volta assustada e decide não contar nada para o seu marido. A Dama de Foices não pode voltar para a mão de C, então é descartada.

A segunda carta mais alta da mesa é o conjunto de Foices de valor 23. A decide que vai absorver o 4 de Olhos (lembre-se que ele pode fazer isso porque há um Rei no conjunto). A narra que o caçador e seus homens, em busca dos monstros, encontram um monstro, que tenta fugir, mas o caçador consegue matá-lo. O caçador usa a couraça do monstro como armadura, e assim fica mais forte. O conjunto passa a ser de valor 25 (uma vez que apenas metade do 4 de Olhos entra na soma do conjunto). O conjunto fica na mesa.

B saca uma carta.

Próximas rodadas

O que acontecerá a seguir? O caçador conseguirá encontrar os monstros, ou eles o encontrarão?

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