Máquinas – suplemento para Fantasia Final

Máquinas é o primeiro suplemento do RPG Fantasia Final, com regras opcionais para veículos – de motocicletas a aeronaves – e construtos – aliados construídos a partir de itens. Seu conteúdo será reproduzido nesse post, mas ele também pode ser baixado aqui.

Veículos

As regras de veículos visam simular todo tipo de veículo, de motocicletas a grandes aeronaves.

Veículos possuem pelo menos 1 nível nos atributos agilidade, vitalidade, armadura e tamanho e ao menos 1 nível em um dos seguintes atributos: velocidade no solo, velocidade na água, velocidade no gelo ou velocidade no ar. Além disso, todo veículo possui o atributo tesouro.

O custo em tesouro do veículo é igual ao seu nível total x100 (assim, um veículo com nível total 5, o mínimo possível, custa 500 pontos de tesouro).

Ações de Veículos

Veículos podem possuir os atributos ataque, ataque à distância, ataque + dano especializado, ataque + dano mágico e conhecer atributos. Além disso, devem possuir uma ação dentre velocidade no solo, velocidade na água, velocidade no gelo ou velocidade no ar.

Ataque: um veículo com ao menos 1 nível no atributo ataque possui um esporão ou outra parte que pode causar dano num impacto direto.

Ataque à Distância: um veículo com ao menos 1 nível no atributo ataque à distância possui uma arma de alcance como uma balestra, um canhão ou um arpão.

Ataque + Dano Especializado: um veículo com ao menos 1 nível no atributo ataque + dano especializado possui uma arma especializada em um tipo de inimigo.

Ataque + Dano Mágico: um veículo com ao menos 1 nível no atributo ataque + dano mágico possui uma arma mágica.

Conhecer Atributos:um veículo com ao menos 1 nível no atributo conhecer atributos possui um computador capaz de analisar outros veículos. Note que o nível do atributo tamanho pode ser conhecido por qualquer personagem.

  • 1 ponto: os níveis de agilidade e velocidade (no terreno em que estiver se deslocando no momento).
  • 2 pontos: os níveis de armadura e vitalidade e a quantidade atual de pontos de vitalidade.
  • 3 ou mais pontos: os níveis de outros dois atributos à escolha do jogador.

Velocidade no Solo/na Água/no Gelo/no Ar: representa a velocidade em um tipo de terreno. Cada nível determina uma velocidade máxima em km/h. Um veículo flutuante possui a mesma velocidade sobre solo, água e gelo, mas não possui velocidade no ar, uma vez que voa apenas a alguns centímetros da superfície.

Nível

Solo, Água ou Gelo Ar

1

30 km/h

90 km/h

2

60 km/h 180 km/h
3 90 km/h

270 km/h

4

120 km/h 360 km/h

5

150 km/h 450 km/h

6

180 km/h

540 km/h

7 210 km/h

630 km/h

8

240 km/h 720 km/h
9 270 km/h

810 km/h

10 300 km/h

900 km/h

O veículo precisa consumir uma quantidade de seu tesouro igual ao nível de velocidade (que pode ser reduzido a fim de consumir menos tesouro) para deslocar-se por uma hora no solo, na água ou no gelo, e uma quantidade de tesouro igual ao nível de velocidade x3 para deslocar-se por uma hora no ar.

Reações de Veículos

Agilidade: representa a manobrabilidade do veículo.

Vitalidade: representa a resistência da estrutura do veículo. Veículos não recuperam vitalidade com magias ou itens de cura mágica, mas com conserto (o conserto nada mais é do que o descanso durante o qual pelo menos um personagem se dedica ao conserto do veículo; quanto mais personagens consertarem a nave, mais rápido ela recuperará seus pontos de vitalidade, de acordo com o narrador).

Essência: representa a energia mágica armazenada pelo veículo. Veículos não recuperam essência com descanso, mas apenas com itens de cura de essência.

Armadura: representa a resistência da carroceria do veículo.

Resistência: representa uma maior proteção à magia.

Resistência à Água/Fogo/Gelo/Raio: representa uma maior proteção a determinados elementos.

Tamanho: representa a quantidade de pessoas que podem utilizar o veículo. Assim, um veículo de tamanho 1 é um veículo individual, enquanto que um veículo de tamanho 10 serve a um grupo de até 10 personagens. O atributo tamanho é o único que pode ultrapassar 10, não possuindo um limite.

Outros atributos de veículos

Tesouro: o tesouro de um veículo representa o seu combustível, a munição de suas armas e outros suprimentos necessários ao seu funcionamento. Veículos possuem um tesouro máximo igual ao nível de tamanho x30, e só possuem o tesouro que for dado por um personagem (mas isso só pode ser feito com o veículo parado e em um local em que haja algum meio de ele ser abastecido, por exemplo, em uma cidade, mas não no meio do deserto).

Construtos

O novo atributo de ação criar construto possibilita aos personagens construir criaturas.

Criar Construto (o nível de criar construto não pode ser maior que o nível de alquimia): permite que o personagem consuma tesouro para construir robôs e construtos mágicos. É preciso consumir 5 pontos de tesouro para cada nível do construto, exceto no caso dos atributos emulados por itens com um custo maior que 5 (por exemplo, para cada nível de agilidade ou fuga, devem ser gastos 5 pontos de tesouro; para cada nível de cura mágica e dano mágico, porém, devem ser gastos 10 pontos de tesouro). A construção também demora 20 minutos para cada nível do construto e só pode ser realizada fora de combate. O construto precisa necessariamente possuir os atributos ataque, agilidade e vitalidade (possuindo, portanto, um nível total mínimo 3), e não pode possuir os atributos item, alquimia, roubo, ataque + roubo, suborno, invocação, tesouro (não podendo ser roubado), experiência ou heroísmo. O nível total do construto não pode ser maior que o nível de criar construto x5. Durante um combate, pode participar um número máximo de construtos igual ao número de personagens dos jogadores. Construtos são imunes a magias de cura, morte, ressurreição, bônus, penalidade e impossibilidade (e a itens equivalentes, exceto itens de cura de essência). Assim como um veículo, um construto recupera vitalidade apenas quando consertado, e essência apenas através de itens. O construto é controlado pelo narrador, não podendo ser controlado pelo jogador que o criou e agindo independentemente deste, mas se comportará como um aliado e de acordo com os atributos que lhe foram dados para executar da melhor forma as ações para as quais foi criado.

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