Tornando os combates de Tragoedia mais rápidos

Nesse post trago uma regra opcional que pode tornar os combates de Tragoedia mais rápidos . O que me inspirou a fazer essa regra foi esse post do Birosca Nerd, mas essa é uma questão que sempre me preocupou. Essa regra pode ser facilmente usada também em outros jogos, como o Old Dragon e o Space Dragon.

Nessa regra o combate é tornado mais abstrato, de forma semelhante à regra de combate entre exércitos de Tragoedia. Assim, quando um personagem faz um ataque, na realidade eles está tentando fazer quatro ataques. O uso dessa regra deve ser autorizado pelo Corifeu e deve valer para todos os personagens envolvidos no combate, e durante todo o combate.

O ataque é rolado normalmente, mas deve-se calcular a diferença entre o resultado final da rolagem e a CA do alvo. Caso o ataque seja igual a CA ou até 4 pontos maior, dois ataques acertam o alvo, e o dano deve ser rolado duas vezes (não role uma vez e dobre o resultado; por exemplo, se o dano é de 1d8+2, role 2d8+4). Caso o ataque seja de 5 a 9 pontos maior que a CA, três ataques acertam o alvo, e o dano deve ser rolado três vezes. Caso o ataque seja 10 ou mais pontos maior que a CA, quatro ataques acertam o alvo, e o dano deve ser rolado quatro vezes. Um ataque acerta o alvo caso o resultado seja de 1 a 4 pontos menor que a CA. Caso o ataque seja 5 ou mais pontos menor que a CA, nenhum ataque acerta o alvo.

Caso o dano de dois ou mais ataques seja suficiente para matar o alvo e o alvo seja o próximo na ordem de iniciativa, o alvo pode realizar seu ataque (caso essa fosse sua ação), mas com uma penalidade de -5. Ou seja, caso um Heroi mate um Monstro com três ataques bem-sucedidos e o Monstro fosse atacá-lo logo depois, o Monstro ainda tem a chance de acertar dois ataques no Heroi.

Para que essa regra funcione, todos os ataques devem ser desferidos contra o mesmo alvo, ou contra alvos com a mesma CA, sendo ela portanto especialmente efetiva contra grupos de inimigos iguais ou contra um inimigo muito poderoso. Outros detalhes podem ser definidos pelo Corifeu dada a situação.